O que faz um(a) Turismólogo(a) ?

Diferentemente do que a maioria das pessoas pensam, o Turismólogo não vive viajando, ao menos não a Trabalho. Nesta área de Turismo e Hotelaria, o profissional que viaja em função de seu Trabalho é o Guia de Turismo. Veja bem, a pessoa é denominada Guia de Turismo e aqueles famosos livrinhos são denominados Guia Turístico. Porém, para se tornar um Guia de Turismo não é necessário cursar uma Faculdade e sim fazer um curso técnico de Guia.

"O termo turismólogo surge em meados da década de 1970, com o objetivo de categorizar uma formação acadêmica especifica que começava a ser gestada cientificamente no interior das faculdades de turismo existentes em São Paulo."
Fonte: Espaço Acadêmico.

O Bacharel em Turismo, denominado turismólogo deve ter como função primordial mudar o status quo do atual Brasil Turístico. Ele deve ser um grande agente de mudança e entender que não é um mero operador ou planejador da atividade turística mas que possui uma responsabilidade social muito grande: a de reduzir as desigualdades sociais e melhorar a gestão democrática das cidades, através do turismo.
Bayard Boiteux e Maurício Werner.