Florianópolis - Um pouco de história

Os índios Carijós da nação Tupi-guarani foram os primeiros habitantes da região de Florianópolis. Os traços de sua presença são constatados através de sítios arqueológicos e sambaquis com registros de até 4.000 anos. Os índios chamavam o local de Meiembipe ou montanha ao longo do canal.

Por volta de 1514 os portugueses aportaram e deram à região o nome de Ilha dos Patos, porém este batismo foi suplantado pelos espanhóis que notando o desinteresse de

Portugal pela região, decidiram investir na conquista do Atlântico Sul e em 1526 rebatizaram o local com o nome de Ilha de Santa Catarina.
A região servia apenas para que as embarcações que se dirigiam à Bacia da Prata nela abastecessem suas naus.

Dessa maneira, o povoamento oficial da ilha começou em 1673 com a chegada da empresa agrícola do bandeirante Francisco Dias Velho e continuou em 1678 com a construção de uma capela consagrada à Nossa Senhora do Desterro. Nesse momento uma vila começou a tomar forma, adquirindo aos poucos um aspecto colonial.

Para garantir seu domínio a Coroa Portuguesa elevou em 1714 a Ilha de Santa Catarina à categoria de freguesia com o nome de Nossa Senhora do Desterro e já em 1726 elevaram-na novamente, agora à categoria de Vila.

A partir desta data a Vila do Desterro e, principalmente, o porto desterrense passou a ter função estratégica pois achava-se a meio caminho entre Rio de Janeiro e Buenos Aires, consideradas na época as duas maiores cidades litorâneas da face atlântica da América do Sul. Por este motivo em 1738 foi criada a Capitania da Ilha de Santa Catarina e começou a ser erigido o mais expressivo conjunto defensivo litorâneo do sul do Brasil. Foram construídas as fortalezas de Santa Cruz, São José da Ponta Grossa, Santo Antonio e de Nossa Senhora da Conceição da Barra do Sul.

Com o advento da Capitania a população começa a aumentar, porém o grande salto populacional acontece entre 1747 e 1756 com a chegada de cerca de 6.000 colonizadores procedentes do Arquipélago dos Açores e da Ilha da Madeira. Com esta ocupação açoriana acontece o desenvolvimento da agricultura, da indústria manufatureira de algodão e linho e do comércio.

Em 1823, ainda no período monárquico, Desterro tornou-se Capital da Província de Santa Catarina abrindo um período de prosperidade com muitas obras urbanas e também com uma intensa organização política.

No começo da República brasileira, elites regionais inconformadas com a centralização do governo, deflagram a Revolta Federalista. O movimento que começou no Rio Grande do Sul, espalhou-se por Santa Catarina e tornou Desterro a capital federalista da República. O então presidente do Brasil, Marechal Floriano Peixoto, conhecido como Marechal de Ferro, sufoca a rebelião e manda fuzilar muitas pessoas, consideradas inimigas, na fortaleza da ilha de Anhatomirim. Para mostrar lealdade ao marechal foi aprovado em 1894, a troca do nome da capital do Estado, que passou de Desterro para Florianópolis, ou seja, cidade de Floriano.

Mas hoje, o nome Florianópolis desvinculou-se completamente de sua origem, sintetizando em sua essência a beleza, paz e harmonia. Em Florianópolis, a capital com melhor qualidade de vida do Brasil, o moderno une-se ao histórico e ambos aliados à natureza preservada compõem um cenário pleno de emoção e harmonia.

Fonte: Setur