Rio de Janeiro - Pontos turísticos

Pão de Açúcar
Um dos principais pontos turísticos do Rio, a montanha do Pão de Açúcar está localizada na Baía de Guanabara. O famoso bondinho leva o visitante ao topo dos 396 metros de altura da montanha, proporcionando uma linda vista da “Cidade Maravilhosa”. Além disso, o local dispõe de bar, restaurante, lojas de lembranças e Concha Acústica, onde são realizadas festas, espetáculos musicais e outras atividades.
Endereço: Praça General Tibúrcio - Praia Vermelha
Horário de Funcionamento: Diariamente das 8 às 22h, partindo a cada 30 minutos

Corcovado - Cristo Redentor
É no alto dos 710 metros de altura do Morro do Corcovado que está localizado o maior cartão postal do Rio e do Brasil, o Cristo Redentor, que com seus braços abertos dá as boas vindas aos visitantes e abençoa a cidade.
De carro ou de trem da Estrada de Ferro do Corcovado, os caminhos, que atravessam a floresta, proporcionam uma vista privilegiada da cidade.
Endereço: Rua Cosme Velho, 513
Tel: (21) 285-2533
Horário de Funcionamento: Diariamente das 8 às 22h

Floresta da Tijuca
Localizada no Alto da Boa Vista, no coração da cidade e integrada geograficamente ao Parque Nacional da Tijuca, a floresta possui 120km repletos de árvores. Pelos caminhos construídos pela própria natureza, os visitantes encontram pássaros, córregos, viveiros, cascatas, uma capela, grutas e lagos.
Endereço: Praça Afonso Viseu.
Tel: (21) 492-2253 / 492-5002
Horário de Funcionamento: Diariamente, das 7 às 19h.

Parque do Flamengo
Também conhecido como Aterro do Flamengo, está situado junto à orla da Baía de Guanabara, estende-se Aeroporto Santos Dumont ao início da Praia de Botafogo. Com a assinatura do paisagista Roberto Burle Marx, este é o maior projeto paisagístico realizado no Brasil. Além da área verde e amplo espaço para o lazer e a prática de esportes, o parque abriga três museus: o Museu de Arte Moderna, o Museu Carmem Miranda e o Museu do Monumento em Honra aos Mortos na Segunda Guerra Mundial. As avenidas internas que cortam o parque fecham ao tráfego nos domingos e feriados das 7h às 18h.
Endereço: Av. Infante Dom Henrique - Aterro do Flamengo

Parque da Cidade
O parque ocupa uma área de 470.000m2, oferecendo aos seus visitantes espaços para lazer, trilhas e lagos, além do Museu Histórico da Cidade. A proximidade do Parque Nacional da Tijuca faz do Parque da Cidade uma importante unidade de conservação, onde se encontram exemplares da flora nativa e uma fauna muito.
Endereço: Estrada Santa Marinha, 505 - Gávea
Tel: (21) 2259-9295
Horário de Funcionamento: diariamente das 7 às l7:30h

Campo de Santana
Até o início deste século, todos os importantes edifícios da cidade eram construídos em torno deste parque. Jardim histórico composto por gruta com cascata, lagos, pontes e árvores centenárias. Obras de arte diversas como as esculturas das Estações em mármore, monumento a Benjamin Constant, escultura em argamassa Luta Desigual, fontes francesas centenárias em ferro fundido.
Endereço: Av. Presidente Vargas - Em frente à Estação Ferroviária Dom Pedro II (Central do Brasil).
Horário de Funcionamento: diariamente de 09:00 às 17:00 horas

Parque Lage
O parque compreende uma área de 348 mil m² de floresta nativa da Mata Atlântica, situada nas encostas do maciço do Corcovado, mais 174 mil m² de jardins, lagos, grutas e uma trilha que liga o Parque Lage ao Corcovado. Dentro do parque funciona a Escola de Artes Visuais, que realiza cursos durante o ano inteiro, além de atividades para crianças.
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico
Tel: (21) 2538 - 1879
Horário de Funcionamento: Diariamente das 9h às l7h

Jardim Botânico
Um dos mais belos jardins da cidade, o Jardim Botânico, tem como principal atração as palmeiras imperiais, semeadas pelo Príncipe-Regente D. João VI, em 1809. Seus 41 hectares abrigam alguns dos principais exemplares da flora brasileira e mundial, são orquídeas, vitórias-régias, bromélias, flamboyants, vasta folhagem tropical e árvores seculares. Este é o lugar preferido dos estudiosos, dos amantes da natureza, dos namorados e de todos aqueles que procuram tranqüilidade e paz.
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1.008
Tel: (21) 2294-9349
Horário de Funcionamento: Diariamente das 8:30h às l7:30h

Jardim Zoológico
Com uma área de 138 mil metros quadrados, mais de 2.100 animais entre répteis, mamíferos e aves e cerca de 400 espécies; o zôo do Rio possui o maior plantel de primatas brasileiros e a maior coleção de aves expostas do país. O Jardim Zoológico do Rio de Janeiro é o mais antigo do Brasil. O Zôo carioca oferece uma mistura única de história, fauna exuberante, ecologia e muito verde. No setor de fauna reproduzem-se espécies raras e ameaçadas de extinção como o urubu-rei, a ararajuba, mico leão dourado, a arara azul, a harpia, o jacaré-de-papo-amarelo e o rinoceronte branco. Outras boas atrações do Zoológico são: a Casa Noturna que abriga animais de hábitos noturnos como morcegos, ouriços, preguiças reais e tatus; e Vivendo Aves, viveiro de 1200 m² onde o público pode entrar e ter contato mais próximo com diversas espécies de pássaros. Uma das imagens mais marcantes é o imponente portão construído em sua entrada.
Endereço: Entrada da Quinta da Boa Vista
Tel: (21) 2569 - 2024
Horário de Funcionamento: De terça a domingo - das 09h às 16h30min

Quinta da Boa Vista
Localizada num dos bairros mais antigos do Rio de Janeiro, São Cristóvão. Este parque contém frondosas árvores, lagos e parque infantil. É neste parque que estão localizados o Museu Nacional e o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro.
Horário de Funcionamento: Diariamente das 8 às 18h

Planetário
Equipamentos modernos mostram os movimentos de planetas e estrelas. Uma viagem ao espaço.
Endereço: Rua Padre Leonel Franca - Gávea
Tel: (21) 2274.0096
Horário de Funcionamento: Sábado e domingo das 15 às 17h.
1 Response
  1. Luize Says:

    olá turismohloga q não sei o nome! hihi...
    vi seus posts e realmente temos muito em comum.
    pra começar somos nômades! hhuasihusi..
    morei 1 ano em Belém qndo era pequena.
    das cidades q vc conhece eu conheço brasília, são paulo, são luis, belém, fortaleza (morei la tb), rio de janeiro, sou de niterói e minha familia de são gonçalo...

    é... temos bastante coisa em comum!
    sahuiuashiuas...
    tá adicionada tb!

    :*